ACESSO
RESTRITO
  • Banner

Você está aqui:

Givaldo quer ampliar no ES vagas do Pronatec, que ofertará 2 milhões no país em 2016

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (9) a oferta de 2 milhões de vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para este ano. A iniciativa vai oferecer cursos técnicos e profissionalizantes nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, no Sistema S, além de escolas estaduais e municipais. Do total de vagas ofertadas para 2016, estão previstas 372 mil em cursos técnicos e 1,627 milhão em cursos de qualificação profissional.

Para possibilitar essa quantidade de matrículas e fortalecer o Pronatec, o Ministério da Educação (MEC) firmou uma parceria com as entidades do Sistema S. Participam desta parceria Senai, Senac, Senar, Senat e Sebrae. Outros ofertantes do programa são os institutos federais e as redes estaduais e municipais.

Presente à cerimônia, o deputado federal Givaldo Vieira, que é o presidente da subcomissão de Educação Profissional da Câmara dos Deputados, afirmou que vai trabalhar para que o Espírito Santo seja bem contemplado com as vagas do Pronatec.

“Esta quantidade expressiva de oportunidades, para se ter ideia, é como se metade da população capixaba fosse beneficiada pelo programa neste ano. Não são apenas números. São oportunidades, transformações na vida de milhões de famílias, que, com os alunos formados, poderão encontrar empregos mais prósperos. O fortalecimento do ensino técnico no Brasil é uma das bandeiras do meu mandato e quero contribuir cada vez mais para que este seja um caminho consistente para a retomada do crescimento brasileiro, sem perder de vista a oferta de conteúdo, informação, formação cidadã”, declarou o parlamentar.

 

Novidade

Um dos destaques do programa em 2016 é o fortalecimento do Pronatec EJA (Educação de Jovens e Adultos): aqueles que, por algum motivo interromperam seus estudos, terão a oportunidade de participar do programa tendo seus conhecimentos, oriundos do trabalho e de experiências anteriores, valorizados e aproveitados ao longo dos cursos.

O Pronatec EJA se relaciona diretamente à meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê, até 2024, a oferta de no mínimo 25% das matrículas de jovens e adultos nos ensinos fundamental e médio, vinculadas à educação profissional.

Os estudantes do programa também poderão optar pelo e-Pronatec, que os permite estudar onde e quando preferir, de acordo com a própria disponibilidade. O aluno vai estudar por meio de plataformas digitais, simuladores, animações e outros métodos de aprendizagem na internet, na TV Escola e em demais canais educativos, ofertados principalmente pelos institutos federais e pelo Sistema S.

 

Fonte: Ministério da Educação

Tags:

Governo
Camara
Pt
Pt Camara
GABINETE
BRASÍLIA / DF
Anexo IV, Gabinete 805 - CEP 70160-900
Fones: (61) 3215-5805/3805
Fax: (61) 3215-2805
dep.givaldovieira@camara.leg.br
GABINETE
SERRA / ES
Av. Eldes Scherrer Souza, 2230
Salas 809/810 - Colina de Laranjeiras
CEP 29167-080
agenda.deputadogivaldo@gmail.com