ACESSO
RESTRITO
  • Banner

Você está aqui:

Denúncia ao ajuste fiscal e falta de sensibilidade do Governo na crise da segurança no ES

Em fevereiro de 2017, os capixabas tiveram de conviver com a maior crise na segurança pública da história do Espírito Santo, quando uma greve da Polícia Militar e de outras instituições do setor foi iniciada devido à falta de valorização e de diálogo do Governo do Estado com a categoria. Em pouco mais de 20 dias de greve, mais de 200 vidas foram perdidas.

Nos primeiros dias em que se estabeleceu a crise, o deputado Givaldo protocolou na Câmara dos Deputados a criação de uma comissão externa para fiscalizar a atuação dos governos federal e estadual e para contribuir com a mediação daquela situação, inciativa que foi sabotada pela base de apoio do governador Hartung em Brasília. Givaldo, então, denunciou a irresponsabilidade das gestões Temer e Hartung por terem demorado a agir na proteção aos cidadãos capixabas e pela insistência em não dialogar com os manifestantes.

O parlamentar fez, ainda, uma grave alerta em artigos assinados para o Jornal o Globo e em entrevista para a revista Carta Capital, relacionando o ocorrido com o ajuste fiscal feito no Brasil e no Espírito Santo: “O que aconteceu no ES pode se espalhar pelo país não só na segurança pública. ”

“É uma atitude de um governo que despreza a dor e o sofrimento do nosso povo. E tudo isso que estamos vivenciando é resultado da política do ajuste fiscal, dos cortes, da proibição de dar reajuste aos funcionários públicos. Essa política que se consolidou com a PEC 241 vai fazer com que situações como esta possam se espalhar pelo Brasil por conta da falta de responsabilidade e de responsabilidade destes que comandam o país e que fazem espalhar pelo país essa política nefasta de corte e de ajuste fiscal, onde o povo acaba pagando a conta com maior sofrimento”, argumentou Givaldo Vieira em entrevista na Câmara dos Deputados, à época.

Camara
Governo
PCdoB
PCdoB na Câmara
GABINETE
BRASÍLIA / DF
Anexo IV, Gabinete 805 - CEP 70160-900
Fones: (61) 3215-5805/3805
Fax: (61) 3215-2805
dep.givaldovieira@camara.leg.br
GABINETE
SERRA / ES
Av. Eldes Scherrer Souza, 2230
Salas 809/810 - Colina de Laranjeiras
CEP 29167-080
agenda.deputadogivaldo@gmail.com