ACESSO
RESTRITO
  • Banner

Você está aqui:

  • Notícias
  • Comissão debate mobilidade para pessoas em audiência com Fernando Haddad

Comissão debate mobilidade para pessoas em audiência com Fernando Haddad

Para discutir soluções ao transporte da população nas cidades e a atualização de leis que versam sobre a mobilidade ativa, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), deputado Givaldo Vieira (PT-ES), traz a Brasília, nesta quinta-feira (17), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. A capital paulista alcançou entre 2013 e 2016, período da gestão de Haddad, melhoria significativa nos índices de congestionamento e acidentes de trânsito a partir da ampliação de corredores exclusivos para ônibus, aumento da fiscalização, mudanças de mão em vias estratégicas e redução nos limites de velocidade nas marginais, entre outras iniciativas.

A discussão sobre “A Mobilidade Ativa e o Desenvolvimento Urbano” será realizada em audiência pública interativa a partir das 9h desta quinta, no plenário 16 da Câmara dos Deputados. Especialistas sobre o tema, ativistas e representantes de instituições estão confirmados. Entre eles, o representante do escritório em Brasília da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) Fábio Antinoro; o diretor de Participação da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) Daniel Guth; o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades José Roberto Generoso e um membro do Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento (ITDP).

“Uma das prioridades da agenda urbana é o avanço em políticas públicas que contemplem cidades mais humanas. São Paulo conquistou reconhecimento internacional por meio de uma visão com foco nas pessoas nas ações de mobilidade sustentável, sob a liderança do Haddad. Vamos estimular esse diálogo para construção de um modelo de cidade que não seja voltado apenas para o transporte individual motorizado, que reforça desigualdade social e nos espaços públicos. Contaremos, portanto, com a opinião de estudiosos do assunto, ciclistas, poder público e gente que já fez bastante nesta área”, afirma o deputado Givaldo Vieira.

Esta audiência pública da CDU atende a um requerimento de autoria do presidente, e tem como coautor o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Quem não conseguir estar presente na atividade, pode participar desde já enviando perguntas para o portal e-Democracia da Câmara dos Deputados e acompanhar online durante a audiência. As perguntas mais votadas serão respondidas pelos debatedores. Acesse o link e participe: https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/342

 

Trânsito para as pessoas

Um dos conceitos de Mobilidade Ativa, também denominada mobilidade suave ou não-motorizada, é uma forma de mobilidade para transporte de pessoas, e em alguns casos de bens, que faz uso unicamente de meios físicos do ser humano para a locomoção. Os meios de transporte ativos mais amplamente usados são andar a pé e de bicicleta. A mobilidade ativa faz parte da mobilidade sustentável, sendo promovida predominantemente em meios urbanos e dentro de políticas públicas municipais, onde se dá uma maior ênfase à ocupação do espaço público.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Comissão de Desenvolvimento Urbano

Tags:

Camara
Governo
Pt
PT Camara
GABINETE
BRASÍLIA / DF
Anexo IV, Gabinete 805 - CEP 70160-900
Fones: (61) 3215-5805/3805
Fax: (61) 3215-2805
dep.givaldovieira@camara.leg.br
GABINETE
SERRA / ES
Av. Eldes Scherrer Souza, 2230
Salas 809/810 - Colina de Laranjeiras
CEP 29167-080
agenda.deputadogivaldo@gmail.com