ACESSO
RESTRITO
  • Banner

Você está aqui:

  • Notícias
  • Givaldo entrega caminhão-baú para beneficiar produtores rurais de Pedro Canário

Givaldo entrega caminhão-baú para beneficiar produtores rurais de Pedro Canário

Os agricultores familiares canarienses contam, desde a última sexta-feira (27), com o reforço de um caminhão-baú isotérmico, preparado para fazer o transporte de produtos agrícolas e manter a qualidade dos mesmos, que são disponibilizados para a merenda nas escolas, por meio de programas públicos de alimentação escolar. O veículo contempla, principalmente, trabalhadores rurais vinculados ao Programa de Alimentação de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O caminhão-baú foi adquirido por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 145 mil destinada pelo deputado federal Givaldo Vieira (PCdoB), atendendo a um pedido do vereador Idelbrando Freitas (PDT), para beneficiar a todas as associações de produtores do município. Durante a entrega do caminhão, realizada no assentamento Castro Alves, Givaldo destacou que o apoio à agricultura familiar é uma das prioridades de seu mandato.

“Enquanto tem ex-secretário de Estado afirmando que a agricultura familiar não é viável, eu acredito, defendo e invisto neste representativo setor da economia capixaba. Também me posiciono contra a Reforma da Previdência proposta por Temer, levando em conta que a quantia que um município como Pedro Canário recebe de recursos previdenciários para repassar aos aposentados é mais ou menos o mesmo o que a Prefeitura arrecada. Comprometer a aposentadoria é enfraquecer a economia das cidades do interior”, declarou o deputado.

Uma das agricultoras beneficiadas pelo veículo, a assentada Ivanete Caliman disse que a produção de café e pimenta, forte na região, tem agora um importante aliado para assegurar a qualidade dos produtos. No entanto, ela e outras lideranças de associações expuseram dificuldades que enfrentam, como a iluminação pública precária, problemas de vazamento em represa e a falta de armazém para estocar a produção.

Já o solicitante da emenda, o vereador Idelbrando explicou que os produtos, até então, eram levados de forma irregular e muitas vezes sem qualidade ideal para serem disponibilizados à merenda escolar, o que não era bom para agricultores e alunos.

O prefeito Bruno Araujo (PSDB) afirmou que o caminhão isotérmico renova a frota de veículos da Prefeitura e atende aos produtores, especialmente aos vinculados a programas públicos que ajudam na geração de renda dentro das comunidades rurais e na distribuição de alimentos às comunidades carentes do município.

“Estamos, também, trabalhando diuturnamente para recuperar estradas vicinais, que sofrem com a chuva, para oferecer melhores condições aos trabalhadores e moradores das áreas rurais de Pedro Canário”, pontuou Bruno.

Participaram, ainda, da entrega do caminhão, o deputado estadual Padre Honório – que colocou o mandato à disposição para a realização de seminários sobre agroecologia para diversificar a produção do assentamento Castro Alves -; o vice-prefeito Gil da Saúde; e os vereadores Geraldo, Gileno e Ana Késia.

Conceição da Barra

As atividades de Givaldo pela região também contemplaram uma reunião com moradores de Córrego das Palmeiras, Cobraice e Braço do Rio, com a presença do vice-prefeito e secretário de Agricultura Jonias Dionísio e do secretário municipal de Saúde Julio Cesar Baldoto. Para fortalecer o trabalho dos agricultores familiares dessas comunidades, o deputado reafirmou o compromisso com a destinação de recursos para a compra de um trator agrícola, demanda apresentada no ano passado.

 

Reportagem/Foto: Assessoria de Imprensa - Rhayan Esteves

Tags:

Camara
Governo
PCdoB
PCdoB na Câmara
GABINETE
BRASÍLIA / DF
Anexo IV, Gabinete 805 - CEP 70160-900
Fones: (61) 3215-5805/3805
Fax: (61) 3215-2805
dep.givaldovieira@camara.leg.br
GABINETE
SERRA / ES
Av. Eldes Scherrer Souza, 2230
Salas 809/810 - Colina de Laranjeiras
CEP 29167-080
agenda.deputadogivaldo@gmail.com