ACESSO
RESTRITO
  • Banner

Você está aqui:

  • Notícias
  • Sul do ES: Associações de Catadores de Recicláveis são beneficiadas com novos equipamentos

Sul do ES: Associações de Catadores de Recicláveis são beneficiadas com novos equipamentos

Para oferecer melhores condições de trabalho aos catadores e às catadoras de materiais recicláveis de municípios do Sul do Estado, o deputado federal Givaldo Vieira entregou, ontem (26), equipamentos de escritório para as associações Catadores de Esperança, de Marataízes; Reciclando Vidas, de Castelo e Ascomirim, de Cachoeiro de Itapemirim. Os itens foram comprados por meio de emenda destinada pelo parlamentar, em ação que beneficia 14 associações do segmento em cidades capixabas.

Dentre os itens, foram adquiridos para as três associações do Sul: um Notebook; uma mesa de escritório com cadeira, uma Impressora, uma Mesa para Reuniões com cadeiras e dois ventiladores. Para Maria do Carmo Cantilio Felipe, coordenadora da Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo (Reunes), esta ação do mandato do deputado Givaldo é de suma importância para a atuação dos catadores. “Às vezes a Associação fica sem ação de trabalhar. Muitas vezes não podem imprimir documentos porque falta impressora, por exemplo”, relata.

“Nosso mandato, após ouvir lideranças de associações de catadores de materiais recicláveis de todo o Estado, destinou uma emenda, em um valor total de R$ 100 mil, por meio da Reunes, para contribuir, a partir da compra de equipamentos, com a organização e com melhores condições de emprego, renda e redução do impacto ambiental em vários municípios. As catadoras e catadores retiram das ruas e evitam que vão para o lixo materiais reutilizáveis, o que representa um grande serviço à sociedade e ao meio ambiente”, afirma o deputado federal Givaldo.

Em discurso durante as entregas, Givaldo Vieira, que preside a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, destacou que teve a oportunidade de articular e lançar, quando governador em exercício no período de vice-governador de Renato Casagrande, o Plano Estadual de Fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis. “O debate, implantação e gestão da política de resíduos passa sobretudo sobre o fortalecimento da economia solidária e esta é uma preocupação de nosso mandato”, acrescenta.

Participaram das atividades que ocorreram nas três cidades contempladas, além de catadoras e catadores, o prefeito de Marataízes Tininho Batista e o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim Victor Coelho, acompanhados de suas equipes, assim como vereadores e lideranças comunitárias.

Tags:

Camara
Governo
PCdoB
PCdoB na Câmara
GABINETE
BRASÍLIA / DF
Anexo IV, Gabinete 805 - CEP 70160-900
Fones: (61) 3215-5805/3805
Fax: (61) 3215-2805
dep.givaldovieira@camara.leg.br
GABINETE
SERRA / ES
Av. Eldes Scherrer Souza, 2230
Salas 809/810 - Colina de Laranjeiras
CEP 29167-080
agenda.deputadogivaldo@gmail.com